Home Esportes Praticantes de jiu-jítsu mostram seus talentos nos Jogos Escolares do Amazonas

Quadra lotada no Clube do Trabalhador – Sesi para a realização das lutas de jiu-jítsu nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas). A competição aconteceu na manhã desta terça-feira (25).

Atleta de jiu-jítsu há um ano e meio, Flávia Pantoja foi a campeã dos Jogos na categoria faixa branca pesadíssimo 13 anos, representando a Escola Municipal Manuel Barbosa de Farias, de Presidente Figueiredo.

“A competição foi muito boa, e o meu esforço foi recompensado hoje, com esse primeiro lugar que eu conquistei”, ressaltou a atleta, que venceu sua adversária, com uma finalização por triangulação.

Em sua primeira participação nos Jogos Escolares, ela afirma que eles estão sendo especiais. “Eu estou gostando muito da experiência de vir competir aqui, e meu plano é seguir lutando jiu-jítsu”.

Outra atleta que saiu vitoriosa dos Jeas foi Emanuela da Silva, da Escola Estadual Amazonino Mendes, de Boa Vista do Ramos (a 269 km da capital). Assim, a atleta da categoria faixa branca 13 anos pesado enfrentou 12 horas de viagem com a sua equipe para alcançar o ouro. “É bastante longe, viemos de barco, mas valeu a pena”, disse ela.

Masculino

Caio Lucas, do Instituto de Educação do Amazonas, foi o grande campeão da categoria faixa branca pesadíssimo 13 anos. “O combate que eu fiz para chegar à vitória foi bastante cansativo, meu adversário lutou bastante. A gente teve um desentendimento no começo, mas acabamos nos acertando, porque eu tenho um ditado, que até meu mestre mesmo diz, que briga de homem é no tatame e não na rua, então, nos resolvemos lá”, destacou Caio, que venceu por pontos.

Cassiel Felipe, 14, venceu a categoria faixa branca pesado, ficou muito feliz com a medalha conquistada, e disse que pretende continuar se dedicando à luta. “Estou no jiu-jítsu há um ano e meio. Nessa prática, fui aprendendo, me aperfeiçoando, e agora estou seguindo uma carreira na luta”, disse o atleta da Escola Estadual Pedro Teixeira, do município de Tabatinga. Ele e a equipe enfrentaram quatro dias de viagem de barco até chegar a Manaus. “Foi a parte mais difícil”, disse o atleta.

Sexta e sábado tem judô nos Jeas

As competições de judô vão acontecer no ginásio René Monteiro. Na sexta-feira (28), acontecem somente as pesagens dos atletas e, no sábado (29), a partir das 9h da manhã, o início das competições das categorias Infantil e Juvenil.

Todos os campeões de suas respectivas categorias estarão classificados para a etapa nacional, os Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para a cat. infantil; e nos dias 16 a 25 de novembro, em Brasília, para os atletas da cat. juvenil.

Deixe uma mensagem